Exposições

No âmbito das comemorações dos 40 anos FPCEUP, vão ser organizadas exposições, veja o que está a ser feito para si.

Espólio do Prof. Rogério Fernandes

Piso 1 da FPCEUP (junto à entrada do Auditório 2A)
A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto recebe a exposição “Espólio do Prof. Rogério Fernandes“, integrada nas Comemorações dos 40 anos da FPCEUP.

A exposição está disponível para visita no piso 1, junto à entrada do Auditório 2A.

Curadora: Prof.aMargarida Felgueiras

Outubro

Exposição | Espólio do Prof. Joaquim Bairrão Ruivo

Piso 1 da FPCEUP (junto à entrada do Auditório 2A)
A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto recebe a exposição “Espólio do Prof. Joaquim Bairrão Ruivo“, integrada nas Comemorações dos 40 anos da FPCEUP.

A Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto recebeu recentemente o espólio do professor Joaquim Bairrão Ruivo, distinto e saudoso Professor Emérito da casa, cujo contributo foi marcante na formação dos psicólogos, desde os primeiros anos do surgimento do Curso Superior de Psicologia, em 1980.

A Psicologia da Educação foi a pedra basilar na sua própria formação e na formação que proporcionou a gerações de psicólogos, que nele revêm ainda o professor e mestre e que dele recordam a permanente inquietude na busca e na partilha de conhecimento relevante.

Esta busca foi evidente ao longo de todo o seu percurso, como profissional, como professor e como investigador, em áreas distintas, mas todas elas fulcrais, numa logica de transdisciplinaridade e ecletismo, que o acompanharam sempre até ao final.

A exposição organizada, além de um agradecimento, pretende ser também um pequeno testemunho dessa procura incessante do saber, apresentando uma pequena seleção de livros relativos a algumas das áreas a que Joaquim Bairrão se dedicou, e que incluem a filosofia e epistemologia, a psicologia da criança e do desenvolvimento, as bases biológicas do comportamento e as neurociências, a intervenção precoce e a qualidade dos contextos de educação e desenvolvimento.

As curadores
Isabel Macedo Pinto, Teresa Leal & Catarina Grande